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Utilidades

REGULAGENS DE PULVERIZADORES

OBSERVAÇÕES SOBRE REGULAGENS DE PULVERIZADORES

 

 

               PULVERIZADORES DE BARRAS COM O USO DO VASO CALIBRADOR

 

            Antes da regulagem observar:

  • Filtro de sucção - limpeza

  • Mangueiras - se não estão furadas ou dobradas

  • Regulador de pressão - componentes: sede de válvula, válvula e mola, se não estão gastas ou presas por impurezas.

  • Bomba - se não há vazamentos,se está lubrificada (nível de óleo ou graxa)

  • Bicos -   se são do mesmo tipo, se não estão gastos, se não diferem em mais de 10% de vazão e se os filtros estão limpos.

            UMA VEZ VERIFICADO TODOS ESTES ITENS, INICIA-SE A CALIBRAÇÃO DO PULVERIZADOR

            Método de Calibração:

  • Marque 50 metros no terreno a ser tratado

  • Abasteça o pulverizador

  • Escolha a marcha de trabalho

  • Ligue a tomada de força

  • Acelere o motor até a rotação correspondente a 540 rpm na tomada de força

  • Inicie o movimento do trator no mínimo 5 metros antes do ponto marcado

          

  • Anote o tempo gasto para percorrer os metros 

  • Em terrenos com topografia irregular repita a operação várias vezes e tire a média

  • Com o trator parado,na aceleração utilizada para percorrer os 50 metros, abra os bicos e regule a pressão de acordo com a recomendada para os diferentes tipos de bicos:

  • Bicos cone - de 75 a 200 lbf/pol2

  • Bicos leque - de 30 a 60  lbf/pol2

  • Colete o volume do bico no tempo igual ao gasto para percorrer os 50 metros, efetuando a leitura na coluna correspondente ao espaçamento entre bicos.

            Obs. Observe que de acordo com os espaços entre bicos,o volume por área é diferente:

            Exemplo - Obtendo um volume de 300 ml, como os bicos espaçados  0,50 m, o volume de pulverização é de 120 l/ha; já para o espaçamento de 0,40 m entre bicos esse volume é de 150 l/ha                                               

  • Repita essa operação em diversos bicos para obter uma média do volume

  • A média obtida nas leituras é o volume de pulverização para a marcha e a pressão já determinadas.

          Obs: lº - Se o volume obtido for abaixo do desejado, aumenta a pressão, diminua a velocidade  ( mantenha 540 rpm na TDF) ou troque os bicos por um de maior vazão

                  2º - Se o volume obtido  for acima do desejado, diminua a pressão, aumenta a velocidade  (mantenha 540 rpm na TDF) ou troque os bicos por outros de menor vazão .

 

            ATENÇÃO - Para aumentar ou diminuir a velocidade, troque a marcha não alterando a aceleração.    

 

            REGULAGEM DO ATOMIZADOR ( CANHÃO DE AR )

 

            Verifique antes de iniciar a regulagem

  • Se as correias estão esticadas na tensão correta

  • Se os filtros em linha estão limpos

  • Se não há entrada de ar na bomba

  • Se os dosadores da turbina estão desobstruídos 

            Como efetuar a calibração:

  • Marque 50 metros na área que vai ser pulverizada

  • Encha o tanque completamente

  • Escolha a marca de trabalho

  • Ligue a tomada de força

  • Acelere o motor até a rotação correspondente a 540 rpm na tomada de força

  • Inicie o movimento do trator no mínimo 5 metros antes do ponto marcado

  • Pulverize nos 50 metros marcados

meça ao mesmo tempo a faixa de aplicação (f)

 

  • Complete o tanque e meça o volume gasto(vol) em litros. Para medidas precisas,o pulverizador deve estar na mesma posição antes e depois da operação.

  • Repita essa operação várias vezes e tire a média

 Obs: Quando a topografia for irregular, marque os 50 metros,e repita todas as operações seguintes em vários locais.

  • Calcule o volume de pulverização em l/ha através da formula : 

   Q= vol x 10.000

          A

            Q =  Volume de pulverização em l/ha

            Vol=Volume gasto em litros

            A=   Área pulverizada - 50 m  x   faixa determinada (f) = m2

            Obs: Caso o volume não seja o desejado, aumente ou diminua a vazão através da válvula reguladora, ou aumente ou diminua a velocidade.

            ATENÇÃO: Para aumentar ou diminuir a velocidade troque a marcha não alterando a aceleração.

 

            REGULAGEM DO TURBO ATOMIZADOR

            

            Verifique antes de iniciar a regulagem

  • Se o filtro de sucção está limpo

  • Se as mangueiras não estão furadas ou dobradas

  • Se os componentes do regulador de pressão (sede de válvula, válvula e mola) não estão gastas ou presas por eventuais sujeiras

  • Se a bomba está lubrificada ( nível de óleo ou graxa) e se não apresenta vazamentos

  • Se os bicos são do mesmo tipo e não estão danificados ou desgastados

            Como efetuar a calibração

  • Marque 100 covas

  • Abasteça completamente o pulverizador

  • Escolha a marcha de trabalho

  • Ligue a tomada de força

  • Acelere o motor até a rotação correspondente a 540 rpm na tomada de força

  • Inicie o movimento do trator no mínimo 5 covas antes do ponto marcado

  

  • Pulverize nas 100 covas marcadas

  • Complete o tanque e meça o volume gasto(vol) em litros.Para medidas precisas, o pulverizador deve estar na mesma posição antes e depois da operação .

  • Repita essa operação várias vezes e tire a media 

            Obs: Quando a topografia for irregular, marque as 100 covas e repita todas as operações seguintes em vários locais.

  • Calcule o volume de pulverização em l/1000 covas, através da fórmula: Q= vol x 10

            Q = Volume de pulverização em l/1000 covas

            Vol = Volume gasto em litros

            Obs: Se o volume de pulverização for abaixo do desejado, aumente a pressão, diminua a velocidade ou troque os bicos por um de maior vazão.

  • Se o volume de pulverização for acima do desejado, diminua a pressão, aumente a velocidade ou troque os bicos por um de menor vazão.

            ATENÇÃO - Para aumentar ou diminuir a velocidade troque a marcha não alterando a aceleração

 

 

REGULAGEM DO PULVERIZADOR COSTAL MANUAL

 

            Antes de iniciar a regulagem certifique-se de que:

  • Os êmbolos não estão danificados ou ressecados

  • As válvulas não estão gastas ou presas no corpo

  • A agulha do gatilho não esteja com a s suas vedações gastas

  • O bico é o indicado para a aplicação

            Como efetuar a  calibração

  • Marque uma área de 100 m2 ( quadrado de 10 m X 10 m )

  • Encha o tanque e pulverize a área

            Obs: é necessário que o operador mantenha um ritmo constante de bombeamento e passo.

  • Complete o tanque e meça o volume (vol) gasto em litros. Para medidas precisas o pulverizador deve estar exatamente na mesma posição antes e depois da operação.

  • Calcule o volume de pulverização em l/ha pela fórmula:Q = Vol x 100

            Q = volume de pulverização em l/ha

            Vol= volume gasto em litros

            Obs: Caso o volume de pulverização encontrado não seja o desejado , substitua o bico por um de menor ou maior vazão.

 

 

REGULAGEM DO PULVERIZADOR COSTAL MOTORIZADO

 

            Antes de iniciar a regulagem,certifique-se de que:

  • A mistura de gasolina + óleo está na proporção correta ( 25:1)

  • O motor está trabalhando a contento, para não causar prejuízos durante a pulverização

  • As mangueiras do tanque ao bocal apresentem-se livres de sujeiras

  • O filtro do bocal esteja limpo

  • O dosador esteja colocado corretamente no bocal

            Como efetuar a calibração

  • Marque 50 m na área que vai ser pulverizada

  • Encha o tanque completamente e pulverize nos 50 m

  • Meça ao mesmo tempo a faixa de aplicação

  • Complete o tanque e meça o volume gasto(vol) em litros. Para medidas precisas, o pulverizador deve estar na mesma posição antes e depois da operação

  • Calcule o volume de pulverização em l/ha através da fórmula:

    Q = Vol x 10.000

        A

            Q =   Volume de pulverização em l/ha

            Vol = Volume gasto em litros

            A =    Área pulverizada - 50 m X faixa determinada (f) = m2

            10.000 = l hectare ( 10.000 m2)

            Obs: Caso o volume de pulverização encontrado não seja o desejado, substitua a célula dosadora de vazão por uma de menor ou maior vazão.

  • Para a regulagem ou em trabalho o acelerador deverá estar no máximo (o motor girará à 7500 rpm).

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